Saúde e Assistência Social
Setembro Amarelo marca a campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio
O suicídio é um importante problema de saúde pública, com impactos contundentes na sociedade. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), todos os anos, mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que HIV, malária, câncer de mama ou gu
18 de Setembro de 2023 - Publicado às 00:00
O suicídio é um importante problema de saúde pública, com impactos contundentes na sociedade. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), todos os anos, mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que HIV, malária, câncer de mama ou guerras e homicídios. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.
Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio foi a quarta causa de morte depois de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal. Trata-se de um fenômeno complexo, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, sexos, culturas, classes sociais e idades.
Falar sobre saúde mental ainda é um tabu, precisamos trabalhar por uma cultura da saúde mental para que, através do conhecimento, as pessoas saibam reconhecer quando estiverem precisando de ajuda e procurem o tratamento adequado.
Com isso convidamos os alunos do Ensino Médio do Colégio Alexandre de Gusmão para abrilhantar essa campanha!
Os alunos estão participando de um concurso de vídeos informativos sobre o Setembro Amarelo, sendo cada turma produziu um vídeo e concorrerão entre si a uma viagem. O vídeo ganhador será aquele que no dia 30 de setembro às 18h tiver obtido o maior número de curtidas!
Convidamos todos a prestigiar a produção desses jovens tão dedicados, autores de vídeos fantásticos que serão postados na página do Facebook da Secretaria de Saúde!